+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

Ações solidárias: como ajudar em tempos de pandemia?

5 de junho de 2020


No post de hoje “Ações solidárias: como ajudar em tempos de pandemia?”, vamos mostrar ações promovidas por diversas pessoas, pelo poder público, empresas e instituições para contribuir no combate ao coronavírus.

Esse momento que estamos vivendo modificou a forma como o mundo se comporta. Além dos cuidados contra o vírus, as medidas de isolamento interferem diretamente nos pequenos e médios negócios, empregos e rendas.

Ações solidárias: como ajudar em tempos de pandemia

Selecionamos algumas atividades propostas e adotadas nos estados do Paraná e Santa Catarina, ações positivas nesse momento tão cheio de desafios e angústias. 

Você também pode ajudar 

Curitiba/PR 

Em Curitiba, a Secretaria Municipal de Saúde abriu espaço para que estudantes e profissionais da saúde contribuam com seus conhecimentos de forma voluntária em unidades de saúde no combate ao novo coronavírus.

A Central Única das Favelas (CUFA) de Curitiba que atende as famílias de, em médias, 22 favelas da cidade, está recebendo e distribuindo doações de alimentos e produtos de higiene para ajudar essas comunidades, principalmente às pessoas que tiveram o desemprego como consequência da pandemia.

A Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial (Afece) e o Pequeno Cotolengo Paranaense atendem pessoas com deficiência, e o Asilo São Vicente de Paulo, atende pessoas idosas, que neste momento, estão privadas de receber visitas por conta da pandemia. As três instituições precisam de doações de alimentos e estão recebendo de forma segura, você pode deixar nas portarias, ou os atendentes buscam no seu carro.

Outra ação muito interessante é a de abrigar temporariamente cães e gatos resgatados. Antes da pandemia, diante de uma rotina frenética, as pessoas não ficavam muito em casa, e agora, com o isolamento, conseguem dividir seus espaços e atenção aos animaizinhos. 

A UTFPR também está a todo o vapor com suas ações e já somaram mais de 84 atividades diferentes para diminuir os impactos da pandemia. Entre eles, doação de alimentos, álcool em gel, máscaras de proteção, fabricação de EPI’s para atividade hospitalar, produção de cursos online e campanhas de conscientização.

O período de isolamento mexe muito com o emocional das pessoas. 

As incertezas em relação ao futuro, as notícias cada dia mais tristes nas mídias, a solidão por não ter contato físico com família e amigos, a instabilidade nos seus empregos e negócios, e tantos outros fatores, nossa cabeça acaba virando um turbilhão de pensamentos e nosso coração mais apertado que nunca. 

Pensando nisso, a Arquidiocese de Curitiba elaborou um projeto para ouvir pessoas que se sentem abaladas emocionalmente, para que pelo menos, não se sintam tão sozinhas. Esse projeto também precisa de voluntários, portanto, pode ser que ele seja para você, para desabafar com alguém, ou para ajudar quem se encontra muito angustiado.

Prudentópolis/PR 

Os alunos de contabilidade da Unicentro, tiveram a iniciativa de ajudar pessoas em vulnerabilidade social que já sofriam antes mesmo da pandemia, mas que foram ainda mais atingidos com os impactos causados pelo COVID-19. O projeto Contabilize Amor e Empatia tem como objetivo receber doações de itens de necessidades básicas, como alimentos, higiene, limpeza, mantas e cobertores. Existe 19 pontos de coletas distribuídos pela cidade, e as doações serão oferecidas para as famílias cadastradas pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Outros alunos da Unicentro também tiveram a ideia de fabricar máscaras de proteção para o Lar de Idosos. Conseguiram retalhos de tecidos entre os alunos e de empresas de confecção local e máquinas de costura emprestadas para que os alunos pudessem produzir.

Belíssimos exemplos de solidariedade

Florianópolis/SC 

Em Florianópolis, a banda da Polícia Militar surpreendeu os moradores e tirou uns dias paras tocar pelas ruas da cidade, com o objetivo de confortar as pessoas que estavam sem sair de suas casas por conta do isolamento.

Outra ação maravilhosa que teve início em Florianópolis, e que viralizou por todo o país: vizinhos colaram cartazes nos elevadores se oferecendo para realizar trabalhos externos, como idas ao mercado ou farmácias, para que os idosos não precisem se expor ao vírus nas ruas.

Pensando em diminuir a aglomeração de pessoas, famílias de Florianópolis se voluntariaram para levar para suas casas e passarem a quarentena com crianças e adolescentes dos abrigos municipais. Evitando, dessa forma, a contaminação nas casas de acolhimento.

Indaial/SC

Em Indaial, uma família proprietária de um restaurante, se organizou na beira da BR-470 com suas máscaras de proteção, distribuindo marmitas de forma gratuita aos caminhoneiros que por ali passavam.

Pomerode/SC

Em Pomerode, uma ação pelo WhatsApp conseguiu mobilizar empresários e pessoas influentes com doações para adquirir respiradores para o hospital local. Como resultado, foi possível dobrar a quantidade de respiradores.

Como ajudar em tempos de pandemia: outras Ações que fazem a diferença

Apoie as pequenas empresas

Em função da crise causada em todos os setores, as pequenas empresas vêm sofrendo ainda mais pelos impactos econômicos. Muitos acabaram até fechando as suas portas. 

Você pode ajudar dando preferência pelos estabelecimentos do seu bairro ou região, como mercados, açougues e outros estabelecimentos comerciais.

Também ajudando a apoiar os prestadores de serviços diversos, como academias, aulas de idiomas e outras funções que não podem ser praticadas no momento, procure não cancelar ou pedir o reembolso. Tente negociar aulas on line ou um voucher para usar no futuro. 

Você também pode contribuir compartilhando as pequenas marcas nas redes sociais, ajudando a divulgar os seus produtos e serviços.

Doação de Sangue

Com a preocupação e cuidados com a pandemia, alguns setores que precisam muito de nós como os hemocentros, acabam sendo deixados de lado.

Não podemos esquecer que outros pacientes com doenças crônicas ou que sofrem traumas em diversos tipos de acidentes diariamente, precisam de sangue com urgência, por isso sempre deve haver uma boa reserva nos bancos.

Para a segurança de todos, os cuidados com a higiene nesses ambientes foram redobrados. Além disso, todas as doações são agendadas previamente para evitar a aglomeração.

Máscaras que salvam vidas

Se você tem certa habilidade para trabalhos manuais, você pode ajudar confeccionando máscaras. Para produzir alguns modelos, não é necessário ter máquina de costura e em outros casos, nem é preciso saber costurar. Separamos aqui um link onde sugerimos o passo a passo para a confecção de vários modelos diferentes. Em muitas cidades, é possível fazer parceria com empresários, comerciantes e outras instituições que providenciam a doação de tecidos e retalhos.

Compartilhe seus conhecimentos e aptidões

Numa época como essa, todas as informações podem ser compartilhadas e divididas com que precisa, ainda mais com as ferramentas que temos hoje em dia, é tudo muito fácil e rápido.

Desde uma receita nova, um título de livro interessante, um filme, uma vídeo aula de exercícios para fazer em casa, tudo pode ser compartilhado e pode ajudar alguém no momento em que ele estará mais precisando. 

Às vezes o pouco para nós, pode ser muito para alguém.

Se você é profissional de uma área, ou detém algum conhecimento específico, pode organizar um vídeo ou uma live para passar um pouco da sua experiência, sempre haverá pessoas dispostas a aprender!

Notícias que aquecem os corações

Desde março de 2020 somos bombardeados a todo momento por notícias tristes, trágicas e bastante pessimistas. De fato, a situação em que o mundo se encontra é muito preocupante, mas também existem coisas boas acontecendo que merecem ser reconhecidas! 

Hoje, com o texto “Ações solidárias: como ajudar em tempos de pandemia”, a GR Travel Groups traz uma leitura de otimismo e alegria, para que a gente tenha a certeza de que um amanhã melhor com certeza vai chegar!