+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

25 Recheios Especiais de Vareneky

6 de abril de 2021


25 Recheios Especiais de Vareneky

Um dos pratos nacionais ucranianos mais populares e amados por muitas gerações são os vareneky.

O recheio de vareneky é o principal componente de um prato. O sabor geral depende dos componentes do recheio, seu conteúdo calórico e método de cozimento. São dezenas de receitas para recheios – de salgados a doces e a açucarados.

Vareneky com carne, batata, cogumelo e / ou repolho são uma excelente opção para uma refeição nutritiva, enquanto os vareneky com frutas vermelhas e outras frutas são servidos com sucesso como sobremesas na culinária ucraniana. O recheio de requeijão é o mais universal, pois pode ser cozido tanto na versão salgada quanto na doce.

Hoje vamos compartilhar com vocês 25 recheios saborosos e ricos para o vareneky ucraniano. Então prepare-se e vamos lá!

Repolho fresco

Pré-aqueça o óleo vegetal e frite uma cebola picada e uma cenoura ralada grosseiramente. Adicione o repolho fresco picado (se a cabeça do repolho for muito grande, então a metade será suficiente) na panela e tampe. Refogue tudo em fogo baixo até ficar pronto, mexendo de vez em quando, no final sal e pimenta a gosto. Você também pode adicionar uma folha de louro, ervas frescas ou secas.

Batata e ricota

Ferva 500 g  de batata em água salgada e faça um purê. Adicione 50-55 g de manteiga,  300 g de ricota, sal, pimenta e endro picado. Misture tudo.

Batata e cogumelos

Descasque, corte finamente e doure 2 cebolas na manteiga. Adicione 200 g de champignon descascado e fatiado. Frite até que o líquido se dissolva, mexendo continuamente. Descasque, ferva e amasse 500 g de batata. Combine a batata com os cogumelos. Ajuste o sal e a pimenta-do-reino a seu gosto. Mexa com cuidado.

Ricota e abóbora

Rale 200 g de abóbora em um ralador grosso e refogue até ficar cozido na manteiga. Adicione 200 g de ricota, 80-85 g de açúcar e baunilha. Misture tudo até ficar homogêneo.

Pepino Azedo

Rale 7-8 pepinos fermentados em um ralador grosso e coloque-os em uma peneira por 30 minutos para que a salmoura escorra. Adicione 1 colher de sopa de creme de leite e pimenta. Mexa bem os ingredientes.

Batata e fígado

Lave e corte o fígado de frango ou bovino em pedaços médios. Cubra cada pedaço com um pouco de farinha e frite levemente em óleo vegetal. Adicione uma cebola picada e refogue tudo sob a tampa. Deixe esfriar e passe por um moedor de carne. Descasque, ferva e amasse 5 batatas. Adicione o fígado. Misture tudo bem e tempere com sal e pimenta.

Carne

Ferva 300 g de carne (bovina ou suína com baixo teor de gordura) em água salgada. Deixe a carne esfriar e passe por um moedor de carne. Pré-aqueça o óleo vegetal e frite duas cebolas bulbosas finamente cortadas por 10-15 minutos. Combine a carne com a cebola. Ajuste o sal e a pimenta ao seu gosto. Misture bem.

Feijão e cogumelos

Ferva 200 g de feijão até ficar pronto e passe por um moedor de carne ou triture os grãos no liquidificador. Doure duas cebolas picadas em óleo vegetal, acrescente 400 g de champignon fatiado e frite até que o líquido evapore. Misture todos os ingredientes juntos. Sal e pimenta e os receheios.

Queijo parmesão e recheio de cogumelos

Pegue 300 g de champignon e frite em óleo vegetal. Esfrie e misture com 200 g de queijo parmesão ralado (tem que ser a peça de queijo mesmo) e 1 dente de alho amassado. Adicione sal e pimenta a gosto. Você também pode adicionar 1 colher de chá de salsa picada, se desejar.

Repolho e carne

Pique a meia cabeça de repolho finamente. Pré-aqueça o óleo vegetal e refogue o repolho junto com 1 cebola picada. Combine o recheio com 200 g de carne picada (bovina ou de peru) e cozinhe sob a tampa por 15 minutos. Adicione sal e pimenta e desligue o fogo.

Fígado e salo 

Frite 150 g de salo até obter torresmos dourados e crocantes. Frite 1 cebola picada até ficar translúcida. Ferva 600 g de fígado em água com sal até ficar pronto. Combine o fígado e os torresmos e passe-os por um moedor. Sal e pimenta a gosto.

Chucrute

Coloque 500 g de repolho azedo na peneira para escorrer. Pique 2 cebolas pequenas e frite até dourar. Misture a cebola, o repolho, o sal, a pimenta e acrescente 1 colher de chá de açúcar. Misture e refogue tudo por 30-40 minutos.

Requeijão salgado com recheio de cominho

Combine 500 g de queijo cottage / requeijão, 1 ovo, 2 colheres de sopa de endro picado e 1 colher de sopa de sementes de cominho secas em uma tigela. Mexa bem a massa. Ajuste o sal e a pimenta ao seu gosto.

Cogumelos secos

Lave 200 g de cogumelos secos e despeje água fria em cima. Deixe os cogumelos por 2-3 horas. Ferva em fogo baixo por 20-30 minutos. Desligue o fogo, escorra a água e esfrie os cogumelos. Pique duas cebolas bulbosas, frite-as até dourar na manteiga. Adicione os cogumelos à cebola e cozinhe por 10-15 minutos. Sal e pimenta a gosto. Moa a massa no liquidificador ou passe no picador de carne.

Fígado

Enxágue e corte 400 g de fígado de vaca ou frango. Cubra os pedaços de fígado com farinha. Pré-aqueça o óleo vegetal em uma frigideira e cozinhe o fígado junto com 1 cebola picada. Resfrie o fígado e passe-o por um moedor. Adicione sal, pimenta, ervas frescas e misture bem.

Fígado e trigo sarraceno

Lave 800 g de fígado e remova a membrana externa. Pique o fígado e frite em óleo vegetal. Lave 180 g de trigo sarraceno e cozinhe o trigo sarraceno fofo. Corte 1 bolbo de cebola finamente e frite até dourar. Combine o fígado com a cebola e passe-os por um moedor de carne. Em seguida, adicione o trigo sarraceno, sal e pimenta. Misture bem os ingredientes.

Repolho, cogumelo e arenque

Frite 500 g de repolho fresco picado e, em seguida, adicione 5 champignons picados e uma cebola picada. Refogue os ingredientes para evaporar o líquido e apague o fogo. Pegue um arenque e corte a cabeça do peixe. Remova o interior e a pele de ambos os lados. Separe o filé de arenque dos ossos e corte-o bem fino. Combine o repolho com o arenque e tempere com sal e pimenta.

Cogumelos secos e arroz

Despeje 150 g de cogumelos secos com água e deixe por 1 hora. Em seguida, ferva os cogumelos até ficarem prontos. Esfrie e pique-os. Pique 1 lâmpada de cebola e frite na manteiga até dourar. Adicione os cogumelos, sal e pimenta. Misture bem. Lave o arroz e ferva-o em água com sal até ficar pronto. Combine o arroz com cogumelos e cebola. Tempere com sal e pimenta.

Maçã

Descasque e retire o caroço de 6 maçãs (de preferência doces). Rale bem e adicione 80-85 g de açúcar, 1/2 colher de chá de canela e 1/2 colher de sopa de amido. Mexa tudo com cuidado e comece a preencher os vareneky de uma vez, antes que as maçãs comecem a soltar o suco.

Cereja azeda

Escorra 500 g cereja e remova os caroços (se você congelou cerejas – descongele-as e escorra o suco). Misture as bagas com 150 g de açúcar e 1 colher de sopa de amido. Você pode cozinhar 0 recheio com quaisquer outras frutas da mesma maneira.

Requeijão doce

Pegue 500 g de queijo cottage / requeijão e passe por um moedor de carne ou triture no liquidificador. Adicione 2-3 colheres de açúcar, 1 ovo e uma pitada de açúcar de baunilha. Mexa tudo bem. Você também pode adicionar um punhado de passas, se desejar.

Semente de papoula

Coloque 180 g de sementes de papoula em uma tigela e despeje água fervente por cima. Lave bem as sementes de papoula e escorra a água. Despeje água fervente novamente e deixe as sementes de papoula por 15 minutos. Escorra a água, passe as sementes de papoula por um moedor ou triture-as duas vezes no liquidificador. Combine sementes de papoula moídas com 90 g de açúcar e misture bem. Ao contrário de outros tipos de bolinhos, o vareneky com sementes de papoula não pode ser guardado por muito tempo, devendo ser cozido imediatamente, caso contrário, a massa perderá  consistência.

Cereja azeda e sêmola

Lave 300 g  de cerejas e remova os caroços. Coloque as cerejas em uma panela e cubra com açúcar. Aqueça as bagas mexendo continuamente e acrescente a semolina. Ferva em fogo baixo, mexendo sempre, por cerca de 20 minutos. Resfrie o recheio de sêmola de cereja azeda completamente antes de começar a rechear os vareneky.

Morangos

Lave bem os morangos (400g) em água corrente e coloque-os em uma peneira para que a água escorra. Separe os morangos de seus caules e corte-os em fatias (a largura das fatias depende do tamanho dos morangos e do tamanho do vareneky que você deseja fazer). Esfarele um pouco de amido por cima, para absorver a umidade. Acrescente o açúcar refinado (4 colheres de sopa) e misture bem. Aqui um detalhe bem importante, se você deseja um recheio mais natural, deve reduzir a quantidade de açúcar. Fica a critério de cada pessoa. Quando for colocar o recheio na massa, espalhe um pouco de açúcar de confeiteiro antes.

Cereja de chocolate

Lave 300 g de cerejas e remova os caroços – se forem frescas, descongele as bagas se congeladas e escorra o suco. Misture as cerejas com 50-55 g de açúcar e 1 colher de sopa de amido. Quebre 100 g  de chocolate em pedaços – cerca de 1 x 1 cm. Coloque 2-3 cerejas e um pedaço de chocolate em cada vareneky. Sele bem as bordas.

Descubra a Culinária da Ucrânia com a GR Travel Groups

Estamos sempre trabalhando com muito amor e carinho para trazer os conteúdos mais interessantes e acessíveis tanto da gastronomia, como da cultura ucraniana em geral.

Fique por dentro das novidades acompanhando as nossas redes sociais @grtravelgroups

Um abraço e Bom Apetite!