+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

Planejamento financeiro: como organizar seus gastos para viajar mais

20 de maio de 2020


Existem algumas dicas preciosas para que você consiga organizar seus gastos e viajar mais através de um planejamento financeiro focado nesse objetivo. E é por isso que no post de hoje “Planejamento financeiro: como organizar seus gastos para viajar mais” separamos as melhores delas para você conseguir alcançar esse objetivo. 

Afinal, explorar novos destinos é o sonho de muitas pessoas. Contudo, grande parte dos aspirantes a viajantes não conseguem organizar-se financeiramente para começar a se aventurar em novas terras. Leia até o final e descubra como realizar a sua tão sonhada viagem.

Planejamento financeiro: como organizar seus gastos para viajar mais

A gente sabe que os gastos envoltos numa viagem vão bem além das passagens,  também precisamos incluir na conta a alimentação, estadia e, claro, aquele dinheiro extra para aproveitar e se divertir durante o passeio. Quando as viagens são em família, os gastos aumentam significativamente.

Isso acaba desmotivando muitas pessoas que têm vontade de conhecer melhor o mundo. Mas tendo um planejamento financeiro eficiente em mãos, você poderá dar passos cada vez maiores em direção a sua viagem dos sonhos.

Como fazer um planejamento financeiro para viagens

Qualquer pessoa que queira alcançar seus objetivos financeiros começa com um planejamento. Essa estratégia não está restrita somente a viagens, mas a qualquer âmbito de sua vida que envolva dinheiro.

Comece definindo quanto você ganha, quanto você gasta e onde gasta. Recorra a uma planilha ou a um papel para que tudo fique mais visível. Através desse parâmetro, você pode localizar onde está investindo dinheiro de forma desnecessária.

Guarde suas economias

Ao identificar gastos que podem ser evitados, como por exemplo, optar por comer em casa ao invés de frequentar restaurantes ou resistir a aquela “promoção” no shopping e começar a guardar essas economias, que juntas, você verá, somam uma grande quantia no final do mês.

Ademais, defina também metas financeiras, pois elas são essenciais para quem está pensando em viajar. Para isso, comece definindo quanto a viagem vai custar. Partindo desse valor, avalie a possibilidade de atingir metas simples, como poupar 5% dos seus ganhos mensais.

Além disso, mantenha o foco no seu objetivo, reforçando na sua própria mente que esses pequenos “sacrifícios” do dia a dia são para você realizar um sonho maior. Isso ajuda muito a analisar melhor se tomar um café da manhã na padaria ou fazer aquele happy hour com os amigos é ou não uma boa ideia.

Prefira agência de viagens

Investir em uma agência de viagens também é um bom plano, pois te dá a garantia de adquirir tudo o que é necessário sem se surpreender com gastos que possam surgir pelo trajeto, como seguro viagem, traslado, entradas em atrativos, eventuais taxas turísticas etc.

Tenha uma renda extra

Se a grana estiver curta, uma alternativa é trabalhar como freelancer para obter um dinheiro extra no fim do mês. Você pode procurar trabalho remunerado dentro da sua área de atuação profissional ou em outras que você tenha mais afinidade. Muitas vezes você pode fazer esse trabalho extra em casa mesmo – o Home Office. (expressão que ganhou força no nosso cotidiano ultimamente em função das restrições da pandemia), pode ser um plus na sua renda diária/mensal.  O objetivo é utilizar os seus talentos e transformá-los no aumento da sua poupança de viagens.

Objetos e roupas que você não usa mais podem ser vendidos também. Existem grupos em redes sociais e sites específicos para esse tipo de venda, que geralmente acontece rapidinho. Conhecer o mundo é um objetivo e praticar o desapego também é super válido.

Invista seu dinheiro

Para quem tem um pouco de dinheiro guardado e quer investir uma quantia para usar o rendimento nas viagens, também há muitas alternativas. No entanto, salientamos que para realizar essas operações é necessário pesquisar as categorias, taxas aplicadas, prazo para retirada e também o perfil do investidor, pois cada uma tem um grau de risco diferenciado e resultados variáveis de acordo com o prazo.

Acompanhe seu progresso

Por fim, não esqueça de acompanhar de perto seu progresso, pois isso ajuda você a identificar pontos a serem melhorados e mantém o ânimo de chegar até o fim. Cumprir as metas pode não ser uma tarefa tão fácil assim, mas todo seu empenho valerá – e muito – quando você estiver conhecendo os destinos dos seus sonhos.

Quer economizar ainda mais? Invista numa viagem em grupo! 

Além de ter tudo planejado, você evita imprevistos e ainda conhece pessoas incríveis. Clique aqui e conheça agora mesmo os próximos itinerários planejados com muito carinho pela GR Travel Groups.