+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

Gripe Espanhola e Peste Negra: entenda melhor sobre as pandemias ao longo da história

30 de abril de 2020


Já faz alguns meses que o novo coronavírus vem tirando o sono de todo o planeta, e não é para menos, trata-se de um vírus altamente contagioso, espalhado rapidamente por todo o mundo e que atinge diretamente a população trazendo consequências sociais, psicológicas e econômicas.  Ao longo da história, aconteceram outros episódios como esse que estamos vivendo. No post de hoje, “Gripe Espanhola e Peste Negra: entenda melhor sobre as pandemias ao longo da história”, vamos aprender um pouco do passado para entender o presente, e quem sabe, contribuir para o futuro.

 

Gripe Espanhola e Peste Negra: entenda melhor sobre as pandemias ao longo da história

 

Líderes mundiais como a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compararam a dificuldade desse momento com a Segunda Guerra Mundial, para eles desde esse terrível acontecimento nada havia sido tão grave quanto a pandemia causada pelo COVID-19.

Fora os momentos de guerras, outros acontecimentos também tiveram como consequência diversas mortes e abalo considerável na economia em escala global, que é o caso da Peste Negra e Gripe Espanhola, duas pandemias que deixaram marcas na história.

 

Século XIV, Peste Negra

 

No século XIV, algo muito semelhante à atual situação do novo coronavírus aconteceu na Europa e Ásia, as pessoas ficaram isoladas, não saiam às ruas, havia pânico e muito medo de contato entre as pessoas. Também chamada de Peste Bubônica, foi uma pandemia causada pela bactéria Yersinia pestis, que era transmitida através de pulgas que se instalavam em ratos e roedores.

Naquela época, ainda não se tinha muito conhecimento a respeito da necessidade de saneamento básico, as ruas europeias e asiáticas eram normalmente usadas para descartar os resíduos, e desta forma, não era difícil a presença de ratos por todos os lugares. Esse fato, contribuiu para o aparecimento da doença, e também para rápida e fácil contaminação entre as pessoas.

As estatísticas apontam que o número de pessoas que a Peste Negra vitimou gire em torno de 75 a 200 milhões de pessoas, quase a metade da população existente no planeta naquela época.

A partir disso, a história também nos mostra que a principal medida de controle à pandemia que estamos vivendo, a quarentena, se iniciou nesse período. O clero de Veneza, orientou que a população ficasse em isolamento por 40 dias, o qual  é um número bíblico. A recomendação era que evitassem circular, viajar e ter contato com outras pessoas nesse período.

 

1918, Gripe Espanhola

 

A primeira grande informação sobre essa doença é que ela não nasceu na Espanha, a doença levou esse nome pois a Espanha era um dos únicos países com imprensa livre na época, e por isso, o primeiro a notificar e informar sobre o assunto. A maioria dos países estavam imersos na Primeira Guerra Mundial, e portanto, a imprensa sofria grande censura ou estavam muito envolvidos com as notícias sobre a guerra. Até hoje não se sabe onde se apresentaram os primeiros casos.

A pandemia causada pelo vírus influenza, é considerada a maior da história, contaminou ¼ da população existente no mundo em 1918 e atingiu praticamente todos os lugares do planeta, matou mais de 50 milhões de pessoas, entre elas, em média 35 mil brasileiros.

 

O que podemos aplicar aos dias de hoje?

 

Nós, seres humanos, temos o costume de esquecer o passado, correndo o risco de repetir erros, e sofrer pelos mesmos problemas anteriormente já resolvidos. Porém, em relação às doenças, apesar de muito semelhante umas às outras, temos a certeza de que nenhuma se manifesta exatamente da mesma forma. Neste cenário, temos sempre muito mais perguntas do que respostas, incertezas do que verdades absolutas. 

Agora só nos resta aguardar e seguir as recomendações das autoridades de saúde, para que muito em breve possamos retornar aos ares e viajar pelo mundo juntos. 

A GR Travel Groups está trabalhando para trazer sempre as melhores soluções nesse momento. Esperamos que todos fiquem bem, e se você puder, fique em casa!