+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

Diretora da GR Travel Groups, Gisele Roth, é também Colunista do Jornal Pracia

10 de janeiro de 2020


Estamos  muito contentes, pois o nosso trabalho está sendo divulgado e reconhecido. 

Isso é fruto de muitos anos de estudo, trabalho, pesquisa, visitas e viagens técnicas, cursos, especializações e sobre tudo, muita força de vontade e amor pela profissão.

A partir de Janeiro de 2020 Gisele Roth, Diretora da GR Travel Groups, estará escrevendo mensalmente um artigo no Jornal Pracia, sobre o Turismo em diversas regiões do Brasil e do Mundo, com devido enfoque para Ucrânia.

O  objetivo nesse trabalho é oferecer dicas e sugestões para que os leitores conheçam um pouco mais dessas regiões e se sintam motivados a viajar!

“Vamos trazer um grande diferencial para os nossos leitores e para a Comunidade Ucraniana” – Comenta Gisele

Agradecemos ao Irmão Jonas e ao Padre Tarcísio, pelo convite e pela oportunidade.

Confira a matéria na íntegra:

Ao pensar em férias de inverno, poucas pessoas pensam na Ucrânia.
O que pode vir em sua mente: “ Ah, não – aposto que são montes de neve, ursos andando pelas ruas, prédios cinzentos e nada para fazer”…
Mas isso está longe de ser verdade.. A Ucrânia é fascinante em todas as épocas do ano.
Separamos aqui 5 Razões para você passar o Natal nesse País tão especial.
Você vai se surpreender!

Razão1: Dois Feriados
Você terá dois Natais! A maioria dos ucranianos pertence ao rito ortodoxo oriental do cristianismo e ainda segue o calendário juliano. Isso significa que todos os feriados na Ucrânia ficam exatamente 13 dias atrasados. Dessa forma, o segundo Natal ucraniano é celebrado no dia 7 de Janeiro.

Razão 2: Celebrações Autênticas

O Natal ucraniano está longe da idéia típica da Europa Ocidental, com presentes e Papai Noel.

Na Ucrânia, o Natal está totalmente ligado ao nascimento de Jesus. As lojas estão cheias de manjedouras, as canções são sobre histórias religiosas, e a Ceia tradicional de Natal está de alguma forma ligada ao nascimento de Jesus e de seus apóstolos.

Até a saudação ucraniana diária muda! As pessoas cumprimentam com ‘Христос Рождається’ ‘Cristo nasceu’ e respondem com ‘Glorifica-o’. 

Razão 3: Tradições Emocionantes

Mesmo que o Natal Ucraniano tenha o maior enfoque na religião, há muitos rituais pagãos que surgiram nessa celebração. O maior destaque é a Ceia de Natal, ou “‘Sviata Vecheria’. Tradicionalmente, as pessoas jejuam o dia todo, mas você pode começar o dia bebendo água benta que foi abençoada na igreja.  O jantar tradicional consiste apenas em refeições vegetarianas, sem gordura ou carne. A mesa não deve ter mais, nem menos de 12 pratos. Cada canto da mesa deve ter um dente de alho (para proteger do mal) e uma noz (para dar forças). A família senta-se junto à mesa, somente quando a primeira estrela atinge o céu. No canto da casa, o pai coloca o “didukh” – buquê de trigo e flores secas lindamente decorado – o símbolo da prosperidade e da riqueza.

Razão 4: A Comida

Kutya, varenyky, borshch, holubtsi e muito mais… Os destaques culinários mais deliciosos da Ucrânia sempre foram reservados para o Natal. A ceia tradicional sempre começa com todos tomando uma colher de kutya, depois um prato de borshch com legumes frescos e apenas um toque final de creme de leite caseiro.

Depois vem os pratos principais, o varenyky, holubt, pyrizhky,  kolach e assim por diante (lembre-se, são doze pratos! )

 

Razão 5: As Canções de Natal

Após a refeição, as pessoas gostam de cantar canções de Natal ou ‘Koliadky’. Essas canções podem ser cantadas em casa ao redor da mesa ou também nas ruas.  As Aldeias no interior ou nas regiões de Montanha, mantém as tradições mais genuínas  com as cantatas – peças tradicionais de Natal. Mas se você não tem chance de ir para a zona rural, Lviv é uma ótima opção. Durante o Natal, esta cidade se transforma em um lindo espetáculo de luzes e faz com que possamos sentir mais de perto o espírito natalino! Grupos de pessoas, todos vestidos com roupas tradicionais coloridas, se espalham em frente ao Teatro da Opera Ballet, cantando canções de Natal festivas, apresentando performances  e ocasionalmente entrando em cafés decorados para cantar com os visitantes. As pessoas também carregam as “didukh” (estrelas gigantes de cores vivas feitas à mão) enquanto estão a caminhar cantando. 

E então? Ficou com vontade de conhecer um pouco mais sobre o Natal na Ucrânia? Esperamos que as nossas dicas tenham ajudado e que sirvam de inspiração para a sua próxima viagem!

‘Веселого Різдва’! Veseloho Rizdva!

Por Gisele Roth

Diretora/Owner