+55 42 3446 6598
viajecom@grtravelgroups.com.br
Blog

10 benefícios que uma viagem pode proporcionar

30 de junho de 2020

benefícios que uma viagem pode proporcionar

Quando se trata de aprender mais sobre a vida, não há nada mais enriquecedor do que viajar! No post de hoje, entre outros tantos, vamos apresentar 10 benefícios que uma viagem pode proporcionar.

Seja por pessoas que você conhece, lugares pelos quais passa e experiências que vivencia, viajar proporciona lições de vida que marcam e ficam gravados em nossa memória. 

 

10 benefícios que uma viagem pode proporcionar

Mesmo que você ainda não tenha feito longas viagens, para distantes destinos, pequenos roteiros já podem trazer lembranças e benefícios marcantes.

E isso acontece porque, quando viajamos, abrimos nossa mente para novas vivências, nos permitimos experimentar pratos inéditos, conversar com outras pessoas, conhecer e criar novas histórias.

Portanto, além de construir novas memórias, viajar também trás muitos outros benefícios, inclusive para a saúde. É sempre um investimento com retorno imensurável, pois é um investimento em nossa própria vida. Acompanhe a leitura para ficar por dentro dos benefícios que uma viagem pode proporcionar.

 

1. Diminui o estresse e riscos de depressão.

Diante de rotinas insanas, pouco tempo de descanso, preocupações, estímulos como as telas dos computadores e celulares, bombardeio de informações, que muitas vezes mal conseguimos acompanhar, o estresse acaba sendo um companheiro de muitas pessoas nessa jornada.

Um dos aliados para solucionar, ou ao menos diminuir esse problema, é viajar. Embarcar rumo a um novo destino nos ajuda a desligar das rotinas, descansar, e concentrar nossas energias e atenção em algo novo, produzindo novas sensações e emoções, diferentes das que estamos acostumados. 

Além disso, viajar ajuda com que nosso corpo produza uma série de hormônios de felicidade e bem estar, como endorfina, serotonina, oxitocina e dopamina. Tomar sol, chegar ao hotel reservado, conhecer alguém ou compartilhar a viagem com uma pessoa querida, são situações que ajudam a produzir e liberar hormônios que são fortes aliados ao combate, controle ou prevenção da depressão. E as pesquisas apontam, que você não precisa largar tudo e viver de viagens para que ela ajude em sua saúde mental, uma simples viagem de férias, uma vez ao ano, já ajuda, e muito!

2. Aumenta a criatividade

Quando viajamos estamos abertos e em contato com muitas novidades, como novas pessoas, idiomas, culturas, culinária, etc. Tantas novidades juntas despertam novas ideias, novas vontades e aguça nossos sentidos. A criatividade é muito importante para encarar a vida, faz com sempre tenhamos um brilho a mais, independente dos problemas, além do que, ela nos ajudar a enfrentar as dificuldades com maior facilidade e de forma muito mais simples.

 

3. Desenvolve a confiança e autoestima

Todos os desafios e oportunidades que uma viagem coloca em seu caminho ajudam a descobrir quem você é e refletir sobre sua vida, de uma maneira que só é possível com o pé na estrada. Com isso, percebemos o quanto o mundo é grande e nossos problemas são pequenos.

Viajar também nos dá a chance de nos reinventarmos. Geralmente, quando viajamos somos mais pontuais, temos mais atenção para não perder nossos momentos programados. Isso por si só já é algo valioso. 

Afinal, quanto mais desafios você assume, mais confiante de si mesmo se torna. E isso é algo que fortalece quem nós somos. Sem contar que é uma ótima oportunidade de aproveitarmos nossa própria companhia, superar desafios, ver o quanto conseguimos nos virar em um ambiente completamente diferente e novo, orgulhar de nós mesmos e curtir todas as coisas maravilhosas que uma viagem oferece, com a pessoa mais importante de nossas vidas: nós mesmos.

Por fim, você volta para casa se conhecendo melhor, gostando mais de si mesmo  e com uma nova perspectiva sobre o que deseja da vida.

 

4. Nos torna mais resilientes

A vida é feita de momentos e ciclos, alguns não são como gostaríamos e para alguns não estamos preparados.

Viajar é escolher lidar com o desconhecido, com o não planejado, é estar aberto ao mundo e aos momentos, independente de como eles queiram se apresentar. Com isso, nossa mente se abre e estamos dispostos a enfrentar, conhecer e lidar com tudo o que estiver por vir, inclusive os imprevistos e “perrengues” carinhosamente chamado por quem passa por situações complicadas durante as viagens.

Dito isso, a resiliência, que é a capacidade de se adaptar à mudança ou situações pouco agradáveis, se fortalece muito, pois diferente da vida cotidiana na qual temos certa resistência com mudanças, nas viagens, escolhemos viver e lidar com isso, o que, no fim, nos ensina muito.

 

5. Nos deixa mais inteligentes

A tendência das pessoas que viajam frequentemente, é que tenham maior facilidade em aprender coisas novas. Além dos inúmeros benefícios que já apresentamos, viajar auxilia, amplia e fortalece nossas conexões neurais. Estar em contato com tantas novidades, fortalece nossas capacidades cognitivas e, consequentemente, nos deixa mais inteligentes. Em uma só viagem, podemos aprender sobre história e cultura e idiomas mais que muito anos na sala de aula, afinal, aprendemos na prática.

Sem contar que além dos diversos novos conhecimentos adquiridos na viagem de forma pessoal, viajar também engrandece e enriquece seu currículo, o mercado e as empresas levam muito em considerações as vivências que os possíveis colaboradores tiveram, pois significa uma bagagem bem rica e interessante, com muito a contribuir profissionalmente.

 

6. Melhora as funções cardíacas

Viajar é uma das ferramentas contra o sedentarismo, que é um dos males mais ameaçadores para nossa saúde cardíaca. Os viajantes costumam ser menos sedentários e costumam ter uma rotina de alimentação e sono mais regulados, afinal, para aproveitar bem uma viagem é necessário tomar todos esses cuidados, principalmente para aqueles destinos com temperaturas diferentes da nossa, altitudes severas ou que precisam fazer longas caminhadas para explorar os espaços. Isso faz com que essas pessoas tenham muito menos problemas cardíacos e aumentem consideravelmente sua expectativa de vida.

Mas claro, existem diversos fatores que somente um especialista pode dizer, portanto se você tem problemas cardíacos, ou grande parte de sua família sofra com isso, é interessante estar em constante acompanhamento médico para cuidar do seu coração. Além disso, não esqueça nunca de conferir se o seguro viagem está ativo e incluído no seu pacote.

 

7. Novas Experiências

Conhecer novos lugares, experimentar comidas inusitadas ou mesmo participar de um passeio mais agitado tiram o viajante da zona de conforto. Isso aumenta a disposição para vivenciar algo que você não imaginava ou não teria coragem de fazer.É muito bom e importante estarmos abertos para novas experiências. É melhor nos arrependermos por ter conhecido algum lugar, do que por não ter tido coragem para vivê-lo, concorda?

 

8. Habilidades sociais

Timidez e problemas de socialização são ótimos pontos para serem desenvolvidos durante um passeio em um lugar novo, afinal, é muito difícil evitar contato durante uma viagem. Por estarmos fora de nossa zona de conforto e longe de pessoas queridas, família e amigos, acabamos “abrindo essa exceção” e permitindo que novas pessoas entrem em nossas vidas, sem contar que a falta que eles fazem e a vontade de compartilhar toda essa experiência com alguém é grande, não é mesmo? 

 

9. Auxilia na capacidade de organização

Realizar uma viagem exige muita organização e planejamento, você precisa decidir os horários, a forma de transporte, onde se hospedar, onde se alimentar, no que vai e como vai gastar seu dinheiro, entre muitas outras decisões. Ao decidir sair de casa, de sua cidade, e quem sabe, de seu país, muito tempo e energia precisa ser investido na programação desse passeio, uma vez que, o tempo é curto, e tempo é dinheiro. Quanto mais organizado, mais bem aproveitado será a sua viagem.
Ao voltar de sua viagem, vai perceber que esse fato se estende para tudo o que fazemos em nossas vidas, tudo aquilo que nos dedicamos para planejar e organizar, acaba rendendo mais, até mesmo as situações que não saem como planejado, no fim, conseguimos ter uma visão mais assertiva e objetiva de tudo o que precisa ser feito.


10. Viajar nos permite VIVER nossos sonhos

É comum termos vários sonhos ao longo da vida – comprar uma casa, um carro, formar uma família. Conhecer determinados lugares entram na lista de sonhos da maioria das pessoas também. 

Mas, ao contrário desses sonhos “pontuais”, em que compramos algo físico, viajar nos permite viver um sonho por vários dias. 

Quem sempre sonhou em conhecer a Disney, por exemplo, conhece por vários dias e fica repleto de lembranças. 

Temos ainda uma lembrança mais especial nas viagens que fortalecem a nossa fé. 

Conhecer lugares sagrados, igrejas históricas e rezar nesses lugares é o sonho de muitos fiéis. É uma maneira única de nos conectar espiritualmente.

A cada ponto turístico, nosso sonho vai se realizando, ainda mais cheio de detalhes e mais enriquecedor do que qualquer coisa que idealizamos sobre o lugar.

 

Quer viver os benefícios que uma viagem pode proporcionar? 

Esse texto está sendo publicado em Julho de 2020 e o isolamento social ainda é parte fundamental do combate à disseminação do coronavírus. 

Mas, mesmo que agora não seja a hora de fazer as malas, é o momento perfeito para planejar sua próxima experiência, e aproveitar os diversos benefícios que uma viagem pode proporcionar

Por isso, nós da GR Travel Groups estamos publicando diversos conteúdos de apoio, para ajudar você, viajante, à voltar a viver experiências marcantes ao redor do mundo.

Fale com a nossa equipe! Vamos preparar o roteiro perfeito para você, sua família, grupo ou empresa!

Planeje-se com a GR Travel Groups!